Exercício físico e alimentação saudável, combinação perfeita!

Dicas e Notícias

É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças.

 

Agora, veja como a alimentação pode melhorar seu desempenho e os resultados da atividade física.

TOTAL ENERGIA! - Os carboidratos complexos das verduras, legumes e dos alimentos integrais (cereais, granolas, biscoitos integrais, etc.) são ótimas opções para consumir até 1 hora antes ou 30 minutos depois do treino. Eles fornecem a energia de que os músculos para desempenhar bem as atividades, evitando episódios de hipoglicemia (cansaço precoce, fadiga muscular, sensação de desmaio, tremor ou queda de pressão).

CONSTRUINDO E FORTALECENDO OS MÚSCULOS - As proteínas são ótimas, não só pra isso, mas também para aumentar as defesas do organismo. Elas devem estar no cardápio o dia todo. Alguns exemplos de boas fontes: levedo de cerveja, quinua, amaranto, carnes.

AMIGAS DO PEITO - As gorduras insaturadas da linhaça e do azeite extravirgem, por exemplo, mantém a boa saúde do coração, além de participarem da produção de hormônios como a testosterona, importante para aumentar a massa muscular e diminuir a flacidez. De preferência, consuma as boas fontes de gorduras bem longe dos horários de treinos.

INDISPENSÁVEIS - É o melhor jeito de definir o trabalho que as vitaminas e minerais realizam o tempo todo no nosso organismo, afinal, eles participam de praticamente tudo o que acontece (inclusive do nosso metabolismo). As melhores fontes são com certeza são os grãos integrais, que têm inclusive as vitaminas do complexo B, que falta na alimentação da maioria das pessoas e muitas vezes dificulta a perda de peso, traz cansaço, problemas como depressão etc.

ÁGUA – Nos treinos, a água é a grande responsável por não deixar subir muito a temperatura do nosso corpo. Ela ajuda a dar aquela refrescada, através do suor. Mas pra isso acontecer do jeito certo, é importantíssimo tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Com menos do que isso, a temperatura aumenta muito e força o coração a trabalhar mais do que deveria. Alem da água mineral, sucos e chás naturais são ótimas opções.

 

Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.

 

Autora: Veridiana Queiroz Santos

Nutricionista - CRN9-8246